Documentos



RELATÓRIO
E. E. F. Prefeito Mozart Cardoso de Alencar – Anexo CAIC – Bairro Frei Damião



APRESENTAÇÃO

              O presente relatório baseia-se nos dados observados e coletados na Escola, tendo como objetivo descrever o perfil de funcionamento nestes anos de 2011 e de 2012, sob nossa gestão. Ocupando parte do prédio de uma escola pública estadual, o anexo funcionou sob constante instabilidade, pois a Escola estadual vem sofrendo reformas em sua estrutura física. No início deste ano foram disponibilizadas apenas 04 salas de aula no Turno Matunino e 03 no Turno Vespertino. Com a insuficiência de salas para atendimento da demanda, pedimos ajuda na escola Mário Bem, que nos cedeu uma sala de aula, acolhendo duas turmas do anexo, em turnos diferentes.
              Reduziu-se, portanto, em 2012 o número de turmas no Anexo – Caic, de 13 para 09, funcionando nos dois turnos diurnos. Essa realidade diminuiu a oferta de vagas, deixando de atender os alunos que sairiam do 4º Ano, da Escola Municipal Mário Bem, também localizada no Bairro Frei Damião. Considerando ainda os alunos aprovados do 6º para o 7º Ano, além dos alunos da EJA que funcionava no Noturno e que encontram-se atualmente matriculados na Rede Estadual.
              Os dados aqui informados evidenciam a realidade vivida neste anexo, objetivando dar suporte à nova gestão que em breve se iniciará. As informações estão descritas e organizadas em tópicos, considerando os aspectos físicos, administrativos e pedagógicos, seguida de uma conclusão.


CARACTERÍSTICAS DA ESCOLA

 


1 ASPECTOS FÍSICOS


              O Anexo da Escola de Ensino Fundamental Dr. Mozart Cardoso funcionou no ano letivo de 2011 com 13 turmas de Ensino Fundamental I e II, sendo 03 turmas de 5º Ano com 114 alunos e10 turmas de 6º Ano com 360 alunos no turno vespertino, além de 02 turmas de Educação de jovens e adultos – EJA, com 64 alunos no Noturno, em salas de aula da Escola Estadual CAIC Dom Antonio Campelo de Aragão, situada à Rua Vereador Raimundo José da silva, 305, Bairro Frei Damião no Município de Juazeiro do Norte, CE.
              Atualmente, neste ano de 2012, funciona apenas com 09 salas de aula, atendendo alunos no 6º Ano do Ensino Fundamental II, sendo 05 turmas (01 funciona em sala cedida pela Escola Mário Bem) no período da manhã, e 04 turmas no período da tarde.
              O Anexo dispõe também de uma sala onde funciona a secretaria da escola municipal, juntamente com a coordenação, dividindo ainda com dois sanitários de uso coletivo de professores e funcionários das duas unidades de ensino. A restrição de espaço e acesso público à referida sala inviabiliza um melhor atendimento aos alunos, às famílias, bem como a guarda de equipamentos de uso restrito da secretaria e da coordenação pedagógica. Os materiais pedagógicos, de expediente e de limpeza são guardados no depósito da escola do estado, ficando sobre a responsabilidade de sua coordenação.


2 ASPECTOS ADMINISTRATIVOS

              O núcleo gestor estava formado da seguinte forma: 01 coordenadora pedagógica, 01 coordenadora de gestão, 01 apoio pedagógico, 01 secretária (atualmente todas exoneradas), além da diretora da escola estadual que responde voluntariamente pelo anexo municipal. 12 professores fazem parte do corpo docente. O quadro de funcionários é composto por 03 agentes administrativos, 03 agentes de serviços gerais, 01 cozinheira e 02 auxiliares de cozinha que assistem às duas unidades de ensino, município e estado.
              Mesmo com regimento próprio e interesse distinto, o anexo municipal tem adequado suas atividades à realidade da escola estadual, o que, muitas vezes, inviabilizou um melhor gerenciamento. Sendo o prédio próprio do Estado, a lógica é que prevaleça suas normas e o atendimento às suas demandas, em muitos casos em detrimento dos interesses pedagógicos do município.


2.1 Relação de Patrimônio

         Atualmento o anexo conta com os seguintes materiais permanentes, alguns servindo às duas instituições:

·         01 Microcomputador Sansung (processador Intel Celeron, monitor LG, teclado, cx de som)
·         01 Estabilizador SMS Revolution speedy
·         01 Estabilizador APC  modelo SOL 1000
·         01 impressora Sansung ML 1020
·         01 All In One MP3 CD playback PHILIPS
·         01 Rádio AM/FM Estéreo com CD player e MP3 PHILCO
·         01 ventilador de chão HOUSTON
·         01 geladeira
·         01 freezer
·         01 purificador de água Soft
·         03 arquivos de aço
·         03 armários de aço


2.1.1 Materiais comprados com recursos do PDDE em 2011

·         01 impressora Sansung (laser)
·         01 caixa acústica grande
·         01 armário de aço fechado


2.1.2 Materiais comprados com recursos do PDDE em 2012

·         01 Data Show Epson
·         01 Estabilizador Protector modelo PT0500B1
·         01 Ventilador de chão


2.2 Materiais didáticos e de expediente

            Nos anos de 2011 e 2012 foram comprados os materiais didáticos e de expediente com os recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE, sob a responsabilidade da direção da Escola Dr. Mozart Cardoso. Os materiais de 2011 foram entregues à coordenação do município e utilizados durante o ano letivo de 2012, e algumas sobras estão descritas conforme relação a seguir.
Os materiais de 2012 foram entregues a Srª Luciene Gouveia, que responde voluntariamente como diretora do anexo municipal, e encontram-se estocados no depósito da escola estadual. Segue cópias em anexo da entrada e saída desses materiais.


2.2.1 Sobras de materiais comprados em 2011 e sob poder da coordenação municipal

Quant.

Descrição
23
cx
giz
34
unid
Dicionário Português – Inglês
06
Cx
Lápis Grafite
02
Pc
Borracha
22
cx
Lápis de Cor
05
unid
Cola Branca Grande
12
Pc
Régua c/ 25 unid
08
Unid
Pincel Atômico Azul e Vermelho
03
Conj.
Hidrográfica 12 cores
01
Cx
Caneta Esferográfica 50 unidades Azul
01
Unid
Almofada p/ carimbo
01
Unid
Grampeador
04
Cx
Grampos
16
Unid
Corretivo a base d’água
15
Unid
Cola Branca Peq.
03
Unid
Apagador de Quadro Branco
01
Unid
Estilete
01
Unid
Conjunto Geométrico Grande de Madeira
01
Pc
Cola Quente
02
Unid
Rede de Vôlei
01
Unid
Rede Futsal nº2
02
Unid
Apito
01
Unid
Perfurador
05
Cx
Grampos Pequenos
09
Cx
Clipes
07
Unid
Caderno Peq.
02
Unid
Marca Texto
14
Unid
Apontador
01
Rsm
Papel Almaço
01
Unid
Pasta
05
Unid
Grafites



3 ASPECTOS PEDAGÓGICOS

              Partimos do pressuposto de que para funcionar com padrões mínimos, a Escola necessita de recursos humanos capacitados e comprometidos, bem como um gerenciamento voltado para um trabalho pedagógico de qualidade, além de instalações físicas, equipamentos e recursos didáticos adequados. No entanto, a disponibilidade de dependências físicas para o ensino municipal não atendeu às demandas surgidas, prejudicando o trabalho docente e interferindo negativamente no processo de ensino e aprendizagem.
              Mesmo contando com autorização para uso de alguns espaços da escola estadual, as restrições de horários comprometeu o desenvolvimento de atividades planejadas por alguns professores e pela coordenação municipal.


3. 1 Acompanhamento pedagógico

              Os registros dos planejamentos dos professores encontram-se em pastas individuais, preparadas pelo Núcleo Gestor desde o ano de 2011, e foi pensado com o objetivo de melhor acompanhar o desenvolvimento das aulas nas diferentes disciplinas. Outros instrumentais foram criados como forma de acompanhar e subsidiar o trabalho pedagógico, a exemplo dos encontros coletivos com os professores para avaliação dos alunos, com vistas a análise da situação individual e ao replanejamento de ações imediatas para a melhoria da aprendizagem, do rendimento e do sucesso escolar dos mesmos.
              Como forma de diversificar e dinamizar as atividades pedagógicas, alguns projetos foram realizados no ano letivo de 2011, e estão dispostos a seguir:

·         Projeto Educar Depende de Nós – aconteceu em abril de 2011, com as turmas de 5º e 6º Anos, com o objetivo de resgatar e/ou formar valores como forma de combater a violência na escola;

·         Projeto de Aceleração em Língua Portuguesa – aconteceu nos meses de junho a outubro, com os alunos de 5º anos, e de junho a agosto (durante o período de greve) com os alunos de 6º Anos, com o objetivo de desenvolver a linguagem oral e escrita e a capacidade de produção textual;

·         Projeto Contos e Encantos História e Cultura Afro-Brasileira e Africana – aconteceu nos meses de outubro a dezembro, com as turmas do 6º Ano, cujo objetivo foi promover conhecimentos dos povos africanos e afro-brasileiros como forma de levantar auto-estima dos alunos, vencendo preconceitos e discriminações.

              Visando corrigir falhas já diagnosticadas durante o ano de 2011, com vistas à nova escola a ser construída e que abrigaria o anexo municipal, a coordenação planejou as seguintes ações para o ano letivo de 2012:

·         Atualização do Regimento da Escola;
·         Atualização e adequação do Projeto Político Pedagógico;
·         Criação e Implementação do Conselho de Classe e do Grêmio Estudantil;
·         Orientação aos professores na adequação do currículo à realidade dos alunos e da comunidade visando dinamizar e melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem;
·         Orientação do trabalho docente por meio da pedagogia de projetos, como forma de desenvolver competências, motivar a permanência e a disciplina do aluno na Escola; promover momentos de integração entre a escola e comunidade através de mostras culturais, feiras, gincanas etc. Também estimular a elaboração e execução do Portifólio dos professores.
·         Elaboração de instrumentos avaliativos da aprendizagem que contemplem aspectos quantitativos e qualitativos, possibilitando a recuperação paralela;
·         Elaboração do calendário de encontro com a família na escola, com o objetivo de fortalecer o vínculo família / escola, divulgar resultados e planejar metas comuns para superar dificuldades encontradas;


Conclusão

              Percebeu-se, ao longo desses dois anos, em posicionamentos tomados por parte de alguns professores, um certo descontentamento e falta de motivação que impediu o desenvolvimento dos projetos educativos pensados pela gestão municipal. As mudanças constantes dos espaços de sala de aula, a impossibilidade de uso de outros espaços educativos na escola, entre outras dificuldades inviabilizaram a escola de cumprir com o seu mais importante papel, o de formar cidadãos capazes de mudar sua própria realidade e ajudar na construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todos.

             

Juazeiro do Norte, 28 de Dezembro de 2012


Coordenação Pedagógica: Moema L. Luciano Malzoni
Coordenação de Gestão: Maria das Dores de Macedo
Apoio Pedagógico: Denise Aires Gondim de Menezes






Nenhum comentário:

Postar um comentário