RELATÓRIO
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E. E. F. Prefeito
Mozart Cardoso de Alencar – Anexo CAIC – Bairro Frei Damião
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O
presente relatório baseia-se nos dados observados e coletados na Escola, tendo
como objetivo descrever o perfil de funcionamento nestes anos de 2011 e de
2012, sob nossa gestão. Ocupando parte do prédio de uma escola pública
estadual, o anexo funcionou sob constante instabilidade, pois a Escola estadual
vem sofrendo reformas em sua estrutura física. No início deste ano foram
disponibilizadas apenas 04 salas de aula no Turno Matunino e 03 no Turno
Vespertino. Com a insuficiência de salas para atendimento da demanda, pedimos
ajuda na escola Mário Bem, que nos cedeu uma sala de aula, acolhendo duas
turmas do anexo, em turnos diferentes.
Reduziu-se,
portanto, em 2012 o número de turmas no Anexo – Caic, de 13 para 09,
funcionando nos dois turnos diurnos. Essa realidade diminuiu a oferta de vagas,
deixando de atender os alunos que sairiam do 4º Ano, da Escola Municipal Mário
Bem, também localizada no Bairro Frei Damião. Considerando ainda os alunos
aprovados do 6º para o 7º Ano, além dos alunos da EJA que funcionava no Noturno
e que encontram-se atualmente matriculados na Rede Estadual.
Os
dados aqui informados evidenciam a realidade vivida neste anexo, objetivando
dar suporte à nova gestão que em breve se iniciará. As informações estão
descritas e organizadas em tópicos, considerando os aspectos físicos, administrativos
e pedagógicos, seguida de uma conclusão.
CARACTERÍSTICAS DA ESCOLA
1 ASPECTOS FÍSICOS
O
Anexo da Escola de Ensino Fundamental Dr. Mozart Cardoso funcionou no ano
letivo de 2011 com 13 turmas de Ensino Fundamental I e II, sendo 03 turmas de
5º Ano com 114 alunos e10 turmas de 6º Ano com 360 alunos no turno vespertino,
além de 02 turmas de Educação de jovens e adultos – EJA, com 64 alunos no Noturno,
em salas de aula da Escola Estadual CAIC Dom Antonio Campelo de Aragão, situada
à Rua Vereador Raimundo José da silva, 305, Bairro Frei Damião no Município de
Juazeiro do Norte, CE.
Atualmente, neste ano de 2012,
funciona apenas com 09 salas de aula, atendendo alunos no 6º Ano do Ensino
Fundamental II, sendo 05 turmas (01 funciona em sala cedida pela Escola Mário
Bem) no período da manhã, e 04 turmas no período da tarde.
O
Anexo dispõe também de uma sala onde funciona a secretaria da escola municipal,
juntamente com a coordenação, dividindo ainda com dois sanitários de uso
coletivo de professores e funcionários das duas unidades de ensino. A restrição
de espaço e acesso público à referida sala inviabiliza um melhor atendimento aos
alunos, às famílias, bem como a guarda de equipamentos de uso restrito da
secretaria e da coordenação pedagógica. Os materiais pedagógicos, de expediente
e de limpeza são guardados no depósito da escola do estado, ficando sobre a
responsabilidade de sua coordenação.
2 ASPECTOS
ADMINISTRATIVOS
O núcleo
gestor estava formado da seguinte forma: 01 coordenadora pedagógica, 01
coordenadora de gestão, 01 apoio pedagógico, 01 secretária (atualmente todas exoneradas),
além da diretora da escola estadual que responde voluntariamente pelo anexo
municipal. 12 professores fazem parte do corpo docente. O quadro de
funcionários é composto por 03 agentes administrativos, 03
agentes de serviços gerais, 01 cozinheira e 02 auxiliares de cozinha que
assistem às duas unidades de ensino, município e estado.
Mesmo
com regimento próprio e interesse distinto, o anexo municipal tem adequado suas
atividades à realidade da escola estadual, o que, muitas vezes, inviabilizou um
melhor gerenciamento. Sendo o prédio próprio do Estado, a lógica é que
prevaleça suas normas e o atendimento às suas demandas, em muitos casos em
detrimento dos interesses pedagógicos do município.
2.1 Relação
de Patrimônio
Atualmento o
anexo conta com os seguintes materiais permanentes, alguns servindo às duas
instituições:
·
01 Microcomputador
Sansung (processador Intel Celeron, monitor LG, teclado, cx de som)
·
01 Estabilizador
SMS Revolution speedy
·
01 Estabilizador
APC modelo SOL 1000
·
01 impressora
Sansung ML 1020
·
01 All In One MP3 CD playback PHILIPS
·
01 Rádio AM/FM
Estéreo com CD player e MP3 PHILCO
·
01 ventilador de
chão HOUSTON
·
01 geladeira
·
01 freezer
·
01 purificador de
água Soft
·
03 arquivos de aço
·
03 armários de aço
2.1.1 Materiais
comprados com recursos do PDDE em 2011
·
01 impressora Sansung (laser)
·
01 caixa acústica grande
·
01 armário de aço fechado
2.1.2 Materiais
comprados com recursos do PDDE em 2012
·
01 Data Show Epson
·
01 Estabilizador
Protector modelo PT0500B1
·
01 Ventilador de
chão
2.2 Materiais didáticos e de expediente
Nos anos de 2011 e 2012 foram
comprados os materiais didáticos e de expediente com os recursos do Programa
Dinheiro Direto na Escola – PDDE, sob a responsabilidade da direção da Escola
Dr. Mozart Cardoso. Os materiais de 2011 foram entregues à coordenação do
município e utilizados durante o ano letivo de 2012, e algumas sobras estão
descritas conforme relação a seguir.
Os materiais de 2012 foram entregues a Srª Luciene Gouveia, que responde
voluntariamente como diretora do anexo municipal, e encontram-se estocados no
depósito da escola estadual. Segue cópias em anexo da entrada e saída desses
materiais.
2.2.1 Sobras de
materiais comprados em 2011 e sob poder da coordenação municipal
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3 ASPECTOS
PEDAGÓGICOS
Partimos
do pressuposto de que para funcionar com padrões mínimos, a Escola necessita
de recursos humanos capacitados e comprometidos, bem como um gerenciamento
voltado para um trabalho pedagógico de qualidade, além de instalações físicas,
equipamentos e recursos didáticos adequados. No entanto, a disponibilidade
de dependências físicas para o ensino municipal não atendeu às demandas
surgidas, prejudicando o trabalho docente e interferindo negativamente no processo
de ensino e aprendizagem.
Mesmo
contando com autorização para uso de alguns espaços da escola estadual, as
restrições de horários comprometeu o desenvolvimento de atividades planejadas
por alguns professores e pela coordenação municipal.
3. 1
Acompanhamento pedagógico
Os
registros dos planejamentos dos professores encontram-se em pastas individuais,
preparadas pelo Núcleo Gestor desde o ano de 2011, e foi pensado com o objetivo
de melhor acompanhar o desenvolvimento das aulas nas diferentes disciplinas. Outros
instrumentais foram criados como forma de acompanhar e subsidiar o trabalho
pedagógico, a exemplo dos encontros coletivos com os professores para avaliação
dos alunos, com vistas a análise da situação individual e ao replanejamento de
ações imediatas para a melhoria da aprendizagem, do rendimento e do sucesso
escolar dos mesmos.
Como
forma de diversificar e dinamizar as atividades pedagógicas, alguns projetos
foram realizados no ano letivo de 2011, e estão dispostos a seguir:
·
Projeto Educar Depende de Nós – aconteceu em
abril de 2011, com as turmas de 5º e 6º Anos, com o objetivo de resgatar e/ou
formar valores como forma de combater a violência na escola;
·
Projeto de Aceleração em Língua Portuguesa –
aconteceu nos meses de junho a outubro, com os alunos de 5º anos, e de junho a
agosto (durante o período de greve) com os alunos de 6º Anos, com o objetivo de
desenvolver a linguagem oral e escrita e a capacidade de produção textual;
·
Projeto Contos e Encantos História e Cultura
Afro-Brasileira e Africana – aconteceu nos meses de outubro a dezembro, com as
turmas do 6º Ano, cujo objetivo foi promover conhecimentos dos povos africanos
e afro-brasileiros como forma de levantar auto-estima dos alunos, vencendo
preconceitos e discriminações.
Visando
corrigir falhas já diagnosticadas durante o ano de 2011, com vistas à nova
escola a ser construída e que abrigaria o anexo municipal, a coordenação planejou
as seguintes ações para o ano letivo de 2012:
·
Atualização
do Regimento da Escola;
·
Atualização
e adequação do Projeto Político Pedagógico;
·
Criação
e Implementação do Conselho de Classe e do Grêmio Estudantil;
·
Orientação
aos professores na adequação do currículo à realidade dos alunos e da
comunidade visando dinamizar e melhorar a qualidade do ensino e da
aprendizagem;
·
Orientação
do trabalho docente por meio da pedagogia de projetos, como forma de desenvolver
competências, motivar a permanência e a disciplina do aluno na Escola; promover
momentos de integração entre a escola e comunidade através de mostras culturais,
feiras, gincanas etc. Também
estimular
a elaboração e execução do Portifólio dos professores.
·
Elaboração
de instrumentos avaliativos da aprendizagem que contemplem aspectos
quantitativos e qualitativos, possibilitando a recuperação paralela;
·
Elaboração
do calendário de encontro com a família na escola, com o objetivo de fortalecer
o vínculo família / escola, divulgar resultados e planejar metas comuns para
superar dificuldades encontradas;
Conclusão
Percebeu-se,
ao longo desses dois anos, em posicionamentos tomados por parte de alguns
professores, um certo descontentamento e falta de motivação que impediu o
desenvolvimento dos projetos educativos pensados pela gestão municipal. As
mudanças constantes dos espaços de sala de aula, a impossibilidade de uso de
outros espaços educativos na escola, entre outras dificuldades inviabilizaram a
escola de cumprir com o seu mais importante papel, o de formar cidadãos capazes
de mudar sua própria realidade e ajudar na construção de uma sociedade mais
justa e igualitária para todos.
Juazeiro do Norte, 28 de Dezembro de 2012
Coordenação
Pedagógica: Moema L. Luciano Malzoni
Coordenação
de Gestão: Maria das Dores de Macedo
Apoio
Pedagógico: Denise Aires Gondim de Menezes
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